D'aroni – Saúde | Filosofia | Espiritualidade

Tratamento para dores crônicas e posturais

Enxaqueca, tendinites, cervicalgias, lombalgias, bursites, dores posturais, fascites, entre outras. Realizo atendimentos que associam a liberação miofascial com as práticas corporais integrativas, visando o tratamento da dor e a reabilitação do movimento. O tratamento é realizado a partir da visão miofascial, cuidando do corpo de forma global. Nesta perspectiva, a dor crônica é a "ponta do iceberg" de um corpo em desequilíbrio, que deve ser compreendido e tratado na sua integralidade.

Quer saber se os atendimentos servem para você?

IMG_0753

O que são as dores crônicas?

Enxaqueca, tendinites, cervicalgias, lombalgias, bursites, dores posturais, fascites, entre outras. A dor crônica é uma dor persistente ou recorrente que tenha durado no mínimo três meses. Podem estar associadas a diversas doenças, mas na maior parte dos casos são causadas por desequilíbrios osteomusculares e miofasciais. Neste caso, o importante é procurar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e buscar os tratamentos mais indicados.

O que é miofáscia e liberação miofascial?

A miofáscia é o tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares, juntamente com o próprio tecido muscular (mio). Em situações de sobrecarga, a miofáscia torna-se rígida, causando aderência do tecido conjuntivo sobre o músculo. Os estudos mais recentes mostram que a maior parte das dores crônicas são resultado não somente de desequilíbrios no tecido muscular, as famosas contraturas, mas também de desequilíbrios da fáscia.
A liberação miofascial utiliza manipulações e técnicas, como a ventosaterapia, para desfazer essas aderências, possibilitando o alívio das dores, o ganho de mobilidade articular e muscular e o refinamento da consciência corporal.

Como são os atendimentos?

No primeiro atendimento nós realizamos a anamnese, para que eu possa entender o seu caso. Ainda na primeira sessão já iniciamos a liberação miofascial e planejamos o tratamento. O tratamento consiste em uma sequência de 5 a 10 sessões nas quais mesclamos a liberação miofascial com as práticas corporais (yoga, qigong e outros exercícios), direcionadas de forma singular para as suas necessidades de alongamento, fortalecimento e consciência corporal. A cada sessão, reavaliamos os avanços e juntos vamos refinando e desenvolvendo as mudanças e ações necessárias para a melhora dos sintomas e as transformações corporais.

Vamos agendar?

"quem conhece o outro é inteligente.

quem conhece a si mesmo é iluminado."

Cap33 _ Dao De Jing – Laozi

Práticas utilizadas nos atendimentos

Ventosaterapia e Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial é uma técnica que manipula o tecido muscular e conjuntivo (fáscia) do corpo, de forma a liberar tensões e aderências dos tecidos. Estas tensões e aderências são as responsáveis por grande parte das dores crônicas e posturais. A liberação miofascial aumenta a oxigenação dos tecidos e a drenagem de toxinas, otimizando o metabolismo miofascial. Dessa forma, aumenta o rendimento esportivo, trata tensões e dores musculares, alivia desgastes e amplia o movimento articular, trata enxaqueca tensional e nos faz sentir mais confortáveis e plenos neste corpo que habitamos. A ventosaterapia é a utilização de copos de vidro ou plástico dentro dos quais é produzido vácuo para a sucção da pele e tecidos adjacentes. Tem sua origem na Medicina Tradicional Chinesa, na qual possui função diagnóstica e de tratamento, pois elimina energias estagnadas dos meridianos. Atualmente é muito utilizada junto a liberação miofascial, por ser uma alternativa menos dolorida de tração dos tecidos conjuntivo e muscular.

Respiração, meditação e práticas corporais

Os exercícios de respiração e meditação guiada têm a função de desenvolver consciência corporal e recursos autoaplicáveis que nos auxiliam a lidar com acontecimentos, estímulos ou dificuldades externas e internas, mantendo a nossa equanimidade e equilíbrio psicoemocional. A respiração tem a capacidade de afetar simultaneamente a fisiologia do nosso corpo, o nosso estado emocional e o nosso ritmo mental. O aprofundamento da respiração junto ao treino da concentração trazido pela meditação proporcionam mais tranquilidade, presença, autodomínio e autopercepção para o dia-a-dia. Aliado a esses exercícios, trabalho posturas e movimentos das práticas corporais orientais (yoga e qigong) direcionados e singularizados às necessidades de cada interagente, como um recurso integrativo às demais técnicas e que podem ser executados também em casa, dando continuidade ao tratamento.

alongamento

Quer agendar um horário?